quinta-feira, 15 de maio de 2014

Psicologia do Esporte?

Psicologia do esporte? O que é isso? Existe um psicólogo do esporte? Isso é útil? E o que ele faz, diz ao atletas "vamos lá, você pode, você vai conseguir"?

Perguntas como essas, ou mesmo semelhantes eu ouço quando digo que trabalho com psicologia do esporte. Infelizmente essa disciplina ainda é pouco divulgada e posso afirmar que é também pouco aproveitada, mas tem muito a oferecer. Desconhecida não apenas fora do mundo do desporto, mas mesmo dentro dele por atletas, técnicos, dirigentes, torcedores, etc. Então vamos definir de forma prática e breve o que é psicologia do esporte.

A Psicologia do Esporte e do Exercício pode ser definida como o estudo científico dos indivíduos e seus comportamentos em situações de esporte e atividades físicas. Esse estudo gera conhecimentos, os quais são articulados para a aplicação prática.

O psicólogo do esporte tem por objetivo compreender como fatores psicológicos podem influenciar no desempenho da prática esportiva, compreendendo também como a participação nessas práticas podem afetar o desenvolvimento das pessoas inseridas nesse ambiente. 

A inserção do psicólogo do esporte em uma equipe desportiva é essencial para o desenvolvimento do potencial dos atletas. A não inserção do psicólogo na equipe pode acarretar em uma ênfase no treinamento físico e técnico/tático em detrimento do treinamento psicológico, dificultando para o atleta o desenvolvimento de habilidades psicológicas necessárias para melhoria e manutenção de seu desempenho. A realidade esportiva tem apontado que o maior causador de flutuações no desempenho esportivo são fatores psicológicos, temos atletas no ápice de seu desenvolvimento físico e técnico, mas que frente as dificuldades inerentes da competição não conseguem sustentar um padrão ideal de performance. O atleta durante os treinos chega a executar índices superiores aos recordes olímpicos, mas no momento da competição acaba por cometer erros de um iniciante, as vezes por ansiedade, estresse, "falta de atenção", perda do foco, "medo". Enfim, muitos são os motivos apontados, mas a questão é que pode-se treinar e desenvolver habilidades psicológicas que possibilitem controle sobre esses fatores da competição.

O psicólogo do esporte e triatleta Dr. Jim Taylor, utiliza um exemplo interessante para explicar a importância do desenvolvimento de habilidades psicológicas
Se você está andando de bicicleta no meio de uma competição e seu pneu fura, a primeira coisa que você pensa é em como lidar com essa situação da melhor forma possível, nesse caso parar e concertar o pneu. Mas isso só será possível se você carregar as ferramentas para conseguir efetuar a troca do pneu e seguir na competição. O mesmo acontece quando temos de lidar com fatores psicológicos que podem nos afetar durante a competição, ou mesmo em situações cotidianas da vida. Podemos ficar ansiosos, com medo, com raiva, perdermos nosso foco, esquecermos a execução de um determinado comportamento chave, avaliarmos a situação de maneira errada, perder a atenção sobre a atividade, perder a motivação, enfim, chegando ao fracasso. Para podermos lidar com nossas emoções, cognição e comportamentos é necessário que tenhamos a nossa disposição as ferramentas necessárias. As ferramentas são as habilidades psicológicas que podem e devem ser desenvolvidas durante a temporada de treinamento que precede a competição. Cabe ao psicólogo do esporte auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades, utilizando-se do aporte teórico/metodológico da psicologia do esporte. 




Referências

WEINBERG, R.S.; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre: Artmed, 2008.

JIM TAYLOR. It's All About the Mind: the psychology of cycling. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JKbiBNztErQ 

Um comentário: